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Concessão de Crédito por Fintechs Cresce 52%; Empréstimos Consignados Entre os Mais Contratados

  • Foto do escritor: Susy Garcia
    Susy Garcia
  • 21 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de out. de 2024

Em 2023, as fintechs registraram um crescimento de 52% na concessão de crédito, atingindo R$ 21,1 bilhões, de acordo com uma pesquisa da PwC e da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD). Após um período de desaceleração em 2022, impulsionado pelo aumento das taxas de juros, essas startups voltaram a se expandir, agora atendendo a 53,6 milhões de clientes. A seguir, apresentamos os fatores que impulsionam esse crescimento.


Crescimento das Fintechs de Crédito


Fintechs, ou empresas de tecnologia financeira, utilizam inovações para oferecer serviços financeiros de forma mais eficiente e acessível. Um exemplo é a Konsi, que usa tecnologia para facilitar o acesso a crédito consignado a preços mais baixos. O estudo indica que as fintechs de crédito estão se firmando no mercado.

Atualmente, 25% dessas empresas possuem mais de 300 funcionários, e a porcentagem de fintechs com faturamento ou investimentos superiores a R$ 20 milhões subiu para 58%. Além disso, quase metade (46%) das fintechs já conta com licença do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) ou Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), um aumento considerável em comparação aos 11% registrados em 2019.


Crédito Consignado entre as Modalidades Mais Contratadas


Dentre os produtos oferecidos pelas fintechs, o crédito consignado se destaca como um dos mais populares. As principais modalidades de crédito para pessoas físicas são:

  • Crédito pessoal não consignado: 48%

  • Consignado privado: 25%

  • Cartão de crédito rotativo: 18%

  • Cartão de crédito parcelado: 18%

  • Aquisição de outros bens: 18%

A taxa de inadimplência apresentou queda em cinco das seis categorias analisadas, exceto no crédito rotativo, que aumentou de 9% em 2022 para 23% em 2023. Segundo Marcondes, especialista do setor, essa mudança está relacionada à maturidade e ao tamanho dos portfólios das fintechs.


Diversificação Geográfica dos Clientes


A pesquisa também revelou uma maior diversificação geográfica entre os clientes das fintechs em 2023. Dos 53,6 milhões de usuários, 46,7 milhões estão no Brasil e 6,8 milhões no exterior. Embora 74% das fintechs estejam localizadas em São Paulo, houve um aumento significativo de clientes em outras regiões, como o Nordeste, que agora abriga mais de 17,5 milhões de pessoas.

As fintechs continuam a se expandir e inovar na concessão de crédito, especialmente no que se refere ao crédito consignado, demonstrando um mercado em constante evolução e adaptação às necessidades dos consumidores.




 
 
 

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