Fintechs de Crédito Potencializam Open Finance, Drex e Pix
- Susy Garcia
- 23 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Insights da Pesquisa 2024 sobre Fintechs de Crédito Digital, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) em parceria com a PwC Brasil.
Com modelos de negócios voltados para a disrupção, as fintechs de crédito estão ampliando o uso de inovações financeiras para aprimorar suas soluções e serviços. Essa é a conclusão da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) em parceria com a PwC Brasil. Segundo o estudo, o open finance é a principal iniciativa que as empresas do setor buscam fortalecer em suas operações, com 38% de adesão.
Em segundo lugar, aparece o Drex, a moeda digital do Banco Central, que já anunciou a segunda fase de seu projeto-piloto. Com lançamento previsto para 2025, o Drex permitirá aos brasileiros realizar diversas transações financeiras de forma segura e eficiente, utilizando ativos digitais e contratos inteligentes, alcançando 28% das menções.
O PIX, que desde seu lançamento tem mostrado um crescimento contínuo, ocupa a terceira posição entre as inovações financeiras que o setor de crédito digital planeja intensificar, com 25% de destaque em suas ofertas. Com um aumento constante no volume de transações diárias e a introdução da modalidade automática em junho do próximo ano, o sistema de pagamentos instantâneos já é utilizado por 58% das fintechs de crédito.
A pesquisa também indica que as fintechs estão interessadas em explorar soluções de interoperabilidade, microcrédito descentralizado, marketplaces de ativos digitais e open insurance.
“O interesse das fintechs por inovações tecnológicas e financeiras sempre guiou os negócios do setor, que se desenvolveu durante a transformação digital”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD. “Essas inovações são cruciais para reduzir riscos, diminuir o custo de capital e, principalmente, melhorar a experiência do cliente, que é cada vez mais determinante para o segmento”, completa.
Além disso, a Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024 revela que o setor manteve seu crescimento em 2023, concedendo R$ 21,1 bilhões em crédito, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Entre 2022 e 2023, o número de clientes pessoas físicas cresceu 79%, totalizando 46,7 milhões no Brasil e cerca de 7 milhões no exterior.
A pesquisa completa pode ser acessada em [https://creditodigital.org.br/estudos/]

Comments