top of page
Buscar

Governo sugere a extinção do saque-aniversário do FGTS e apresenta novo formato de crédito consignado

  • Foto do escritor: Susy Garcia
    Susy Garcia
  • 5 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

O governo federal está prestes a encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta que pode encerrar o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), substituindo-o por um novo modelo de crédito consignado. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a medida visa facilitar o acesso ao crédito, mantendo o FGTS como uma reserva para situações de desemprego e ampliando seu uso para o financiamento de habitação e saneamento.


A proposta, que deve ser enviada ainda esta semana, prevê que o saldo do FGTS seja utilizado como garantia para empréstimos consignados. Ao contrário do modelo atual, o novo sistema permitirá que os trabalhadores escolham a instituição financeira para obter o crédito, sem a necessidade de convênios com os empregadores. Essa mudança busca aumentar a concorrência entre os bancos, o que poderia resultar em taxas de juros mais vantajosas para os trabalhadores.



Objetivo: proteção do FGTS e apoio a áreas essenciais


Com essa reformulação, o governo pretende preservar o saldo do FGTS como uma poupança para momentos de crise, ao mesmo tempo em que fortalece o fundo para investimentos em infraestrutura, como projetos de habitação e saneamento básico. O ministro enfatizou que, ao evitar saques frequentes, o FGTS poderia se tornar uma fonte mais sólida de financiamento para esses setores essenciais.


Uma outra novidade da proposta é a criação de um sistema centralizado de crédito consignado, administrado pela Dataprev. Integrado ao e-Social e ao FGTS Digital, o novo sistema permitiria que as parcelas dos empréstimos consignados fossem automaticamente geridas, facilitando o processo para os trabalhadores.


Se a medida for aprovada, o governo espera que o novo modelo incentive o fortalecimento do mercado de crédito e ofereça uma alternativa econômica mais eficiente para os trabalhadores, enquanto preserva o FGTS como um recurso de apoio em tempos de necessidade.


 
 
 

Comentários


A ISPcredtech é uma plataforma digital que atua como Correspondente para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução CMN nº 4.935 do Banco Central do Brasil. Somos correspondentes bancários das seguintes instituições: CELCOIN S.A. (CNPJ 13.935.893/0001-09), VIA Capital Sociedade de Crédito Direto S/A (CNPJ 48.632.754/0001-90) nos termos da Resolução CMN nº 4.935, de 29 de Julho de 2021.

Informações adicionais relativas ao Empréstimo com consignação em folha de pagamento: mínimo 18 meses e máximo 72 meses. Exemplo - Empréstimo de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para pagar em 48 meses (4 anos) – Prestação inicial de R$ 325,36, com uma taxa de juros de 1,99% ao mês, Sistema de Amortização Price. CET de 25,55% ao ano.

ISPCREDTECH Ltda. - CNPJ 46.084.393/0001-60, localizada na Avenida Álvaro Maia, nº 2357 – 15º andar, Edifício Corporate Center, Adrianópolis, na Cidade de Manaus, Estado do Amazonas, CEP 69.057-035.
 

ispcredazul.png

Av. Alvaro Maia, 2357, 15º andar, Adrianópolis, Manaus, AM

  • LinkedIn

Thanks!

bottom of page